User Experience

Nós sabemos como fazer

UX - Experiência
de usuário é tudo.

O crescimento do Mobile modificou a experiência dos consumidores com os produtos e marcas e trouxe diversos contextos que devem ser analisados. O que antes funcionava no desktop, atualmente, pode não ser tão eficaz.

Por isso, é importante fazer perguntas como:

Quem é o seu público-alvo? O que ele busca? O seu site possui uma navegabilidade fácil? Ao acessar o seu site, o usuário tem uma experiência positiva? O consumidor compraria o seu produto ou serviço novamente?

Após responder as perguntas, deve-se identificar também o momento em que o usuário irá acessar o site e o contexto que ele está inserido.

Hoje o usuário navega em um site enquanto está no supermercado, no trânsito ou assistindo TV, portanto, um site projetado para um usuário sentando em frente a tela de um computador pode não atender a todas as necessidades do usuário.

O UX é a chave para o
sucesso ou fracasso de um projeto.

O crescimento do Mobile modificou a experiência dos consumidores com os produtos e marcas e trouxe diversos contextos que devem ser analisados. O que antes funcionava no desktop, atualmente, pode não ser tão eficaz.

O primeiro passo para oferecer uma boa experiência ao usuário é desenvolver um site responsivo (otimizado para mobile) e que carregue rapidamente.

A Amazon, por exemplo, constatou que a cada décimo de segundo que uma página demora para ser carregada no celular, as vendas caem 1%.

No ambiente mobile, os consumidores focam em resultados e desejam conseguir o que precisam de forma imediata.

Para não perder vendas e clientes, o seu site deve ser intuitivo, rápido e simplificar e entregar o que o usuário precisa. Lembrando que a concorrência está sempre a poucos toques ou cliques de distância.

Princípios de design para sites

Com o objetivo de ajudar a criar a melhor experiência mobile possível, o Google fez uma pesquisa com consumidores, resultando em uma lista de princípios de design para sites que encantam os consumidores e aceleram as conversões. Estes princípios estão divididos em 5 blocos, sendo eles: página inicial e navegação, campo de busca e resultados, compras, cadastro e mobilidade, formulário de entrada e usabilidade e visual. Entre a lista de princípios estão:



Destaque o seu objetivo de maneira clara:

O seu objetivo de interação com os consumidores deve estar bem definido. Além disso, é essencial fazer uma análise sobre o que você quer destacar na home e o que o usuário está buscando.


Cuidado com as promoções:

O excesso de promoções pode comprometer a navegação e frustrar o usuário. Portanto, anuncie suas promoções com moderação.


Buscas são fundamentais para que o usuário encontre o que procura:

Os campos de pesquisa devem estar visíveis e com resultados relevantes. Uma boa dica para otimizar as buscas é utilizar filtros.


Crie formulários eficientes:

Em primeiro lugar, não obrigue o usuário a preencher um cadastro complexo antes de realizar a compra, isso pode afastá-lo. Além disso, formulários longos e muito complexos podem fazer com que o consumidor desista da compra ou procure o site da concorrência, por isso, seja objetivo. A experiência de conversão do seu usuário deve ser a mais simples possível.


Facilite a conversão em outro device:

Isso inclui enviar produtos por e-mail, compartilhar nas redes sociais, e claro, oferecer a opção de salvar no carrinho e encontrar em outro dispositivo ou ocasião.


Teste o seu site:

Parece óbvio, mas muitas empresas não testam. O site mobile precisa funcionar em todos os dispositivos, formatos de tela e navegadores disponíveis. A etapa de testes é fundamental para o sucesso. É válido ressaltar que os testes precisam ser refeitos de tempos em tempos.


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